quarta-feira, 10 de março de 2010

Diário de Bordo da Turma

Fazendo uma avaliação de nosso curso,achei o que foi repassado de grande importância e valor para nossa função como Dinamizadores e professores.
Fiz o curso com muita responsabilidade e procurei aprender e conhecer e aprofundar no que foi apresentado.
Tivemos momentos prazerosos no curso, onde colocamos na prática a teoria.
Achei cada momento importante já que a proposta do curso foi de contribuir com nossa prática como Dinamizadores e professores.
Cada momento foi precioso, cada encontro pudemos refletir, repensar e acrescentar a minha prática pedagógica.
Como cursista só tenho a agradecer por esse momento em que estivemos juntos e contando com professores dedicados como a Cecília e o Vladmir.
Vimos sobre mídia e tecnologias,HQs,cartuns,charges,blog,pesquisas,projetos,sobre a função de dinamizador e a parte técnica.
Como cursista só tenho a agradecer por esse valioso momento.

Explorando outros Genêros

O trabalho com charges,cartuns,HQs, caricatura e tirinhas é muito interessante,no ano de 2009 desenvolvi esse trabalho em um 6° ano na disciplina de Arte, foi prazeroso e os alunos gostaram muito, primeiramente trabalhei o conceito de cada um depois partimos para a prática, onde eles diferenciaram cada linguagem com exemplos e criaram uma HQs fizeram umtrabalho em grupo foi bem proveitoso e os alunos envolveram muito nessa proposta de trabalho.

caricatura é uma das formas de expressão caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.
A charge e o cartum são outras duas formas de manifestação caricatural mas o foco principal nesses casos, é uma situação ou um determinado fato ocorrido.
A diferença entre a charge e o cartum é que a primeira relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida.
Já o cartum, ao contrário da charge, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas.
Referência;
http://fabricarica.2it.com.br/?sec_cod=5&news_cod=1

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Gostaria de compartilhar o site:
A Hqtrônica (História em Quadrinhos Eletrônica) "NeoMaso Prometeu" do Professor Edgar Franco que foi o professor autor da disciplina de atiliê de HQs no curso de Artes Visuais.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/neomaso/neo-a.html

HQs

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Módulo 4

Sobre a prática do trabalho em sala com projetos, acredito ser de suma impotância, os projetos quando bem planejados facilitam a aprendizagem.Gostaria de relatar sobre um projeto que desenvolvi em sala sobre um documentário feito em nossa cidade que diz respeito a vida e obra do maestro João Ribeiro do Cd Veneno.O porjeto utilizou-se de vários recursos tecnológicos como TV, DVD,Som, Cumputador, Internet, entre outros recursos e programas.O trabalho desenvolvido foi muito prazeroso, os alunos se mostraram entusiasmados em participar da construção do mesmo, assistindo o documentário, fazendo pesquisa, montando power point, ou seja, fizeram uma viagem ao túnel do tempo.Quanto aos saberes pedagógicos creio que foi uma construção compartilhada onde aprendemos juntos, salientado que os recursos tecnológicos usados trouxeram grandes contribuições facilitando a efetivação do projeto.