quarta-feira, 10 de março de 2010

Explorando outros Genêros

O trabalho com charges,cartuns,HQs, caricatura e tirinhas é muito interessante,no ano de 2009 desenvolvi esse trabalho em um 6° ano na disciplina de Arte, foi prazeroso e os alunos gostaram muito, primeiramente trabalhei o conceito de cada um depois partimos para a prática, onde eles diferenciaram cada linguagem com exemplos e criaram uma HQs fizeram umtrabalho em grupo foi bem proveitoso e os alunos envolveram muito nessa proposta de trabalho.

caricatura é uma das formas de expressão caricatural e se utiliza do exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia da pessoa caricaturada mas pode-se eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.
A charge e o cartum são outras duas formas de manifestação caricatural mas o foco principal nesses casos, é uma situação ou um determinado fato ocorrido.
A diferença entre a charge e o cartum é que a primeira relata um fato ocorrido em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico e social específico e que depende do conhecimento desses fatores para ser entendida.
Já o cartum, ao contrário da charge, relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal. Temas universais como o náufrago, o amante, o palhaço, a guerra, o bem x mau, são frequentemente explorados em cartuns. São temas que podem ser entendidos em qualquer parte do mundo por diferentes culturas em diferentes épocas.
Referência;
http://fabricarica.2it.com.br/?sec_cod=5&news_cod=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário